Thermoambient Energy - Valvim
american-flag
brazilian-flag
Projeto de Energia Termoambiente - Conversão de calor ambiente em energia elétrica

Como funciona o Gerador Termoambiente

Última atualização em 13/09/2019

Gerador Termoambiente Marítimo
O Gerador Termoambiente utiliza módulos termoelétricos especiais, tipo MTAE - Módulos Termoelétricos de Altíssima Eficiência, para transformar calor ambiente em energia elétrica. A potência de cada gerador depende da quantidade de MTAEs instalados em seu interior. Diferentemente dos módulos termoelétricos tradicionais, os módulos, tipo MTAE, não precisam de uma "fonte fria" (dissipador) para transformar calor em eletricidade. Os MTAEs utilizam o efeito Seebeck e o efeito Thomson, mas de uma forma inédita e totalmente inovadora. Por isso, dispensam a fonte fria.

A segunda característica importante do MTAE é ter uma eficiência energética (η) próxima de 100% sem desrespeitar a eficiência de Carnot, η ≤ 1–TC/TH. Isso só é possível porque os termopares do MTAE possuem um simulador de zero absoluto nas junções que tradicionalmente seriam ligadas a uma fonte fria (a um dissipador). Portanto, mesmo que essas junções estejam à temperatura ambiente, o simulador de zero absoluto faz com que os elétrons dessas junções se comportem como se estivessem em torno de 0 kelvin. Isso cria um ΔT virtual de mais ou menos 300 Kelvin, garantindo assim uma eficiência energética próxima de 100%.

Além de converter calor ambiente em eletricidade, o gerador termoambiente também poderá converter o calor de qualquer outra fonte, independentemente de sua temperatura. O único limite é a temperatura operacional, máxima e mínima, dos materiais semicondutores usados no MTAE.

Veja os detalhes de como funciona o MTAE - Módulo Termoelétrico de Altíssima Eficiência

Autor: Valvim M Dutra

Copyright - A republicação parcial dos artigos deste site é permitida desde que a fonte seja mencionada com um link para a página original.


Link Patrocinado
Vamos salvar o planeta do aquecimento global reciclando a energia termoambiente
Importante: Os anúncios tipo links patrocinados são publicidades externas, automatizadas, e eventualmente podem não refletir os objetivos e ideais deste site.