Thermoambient Energy - Valvim
american-flag
brazilian-flag
Projeto de Energia Termoambiente - Conversão de calor ambiente em energia elétrica

Como funciona o Gerador Termoambiente

Última atualização em 15/07/2019

O Gerador Termoambiente foi projetado para converter o calor ambiente em energia elétrica de forma limpa e sustentável. Os fenômenos físicos utilizados no processo são o efeito Seebeck, o efeito Peltier e o efeito Thomson.

A parte ativa, da segunda versão do gerador, é constituída de módulos termoelétricos de altíssima eficiência. Estes módulos especiais receberam o nome em português de: MTAE - Módulo Termoelétrico de Altíssima Eficiência.

A principal característica dos módulos MTAE (VHETM em inglês) é que eles não precisam de uma fonte fria. Ambas as superfícies do MTAE são acopladas diretamente à fonte quente, mesmo que a fonte quente seja apenas o ar ambiente. A segunda característica importante é ter uma eficiência energética (η) próxima de 100% sem desrespeitar a máxima eficiência do ciclo de Carnot, η ≤ 1-TC/TH.

Isso só é possível porque os termopares do MTAE possuem um simulador eletrônico, de zero absoluto, nas junções reservadas para a temperatura TC (junções frias). Embora a temperatura real dessas junções TC esteja na temperatura ambiente, o mecanismo eletrônico que eu inventei faz com que os elétrons nessa região se comportem como se estivessem ligeiramente acima de 0 kelvim. Com isso, o ΔT virtual atinge o valor máximo possível, garantindo uma eficiência energética que se aproxima de 100%.

Para simular eletronicamente a temperatura de 0 Kelvin, na "junção fria" do MTAE, os átomos daquela região precisam ser rearranjados de uma maneira muito especial. Isso só é possível usando o método de crescimento epitelial em um laboratório de microeletrônica e nanotecnologia.

Além de converter o calor ambiente em eletricidade, o MTAE também poderá converter o calor de qualquer outra fonte, independentemente de sua temperatura. O único limite é a temperatura operacional máxima e mínima dos materiais semicondutores usados no MTAE.

Veja também:
Como funciona o MTAE - Módulo Termoelétrico de Altíssima Eficiência

Autor: Valvim M Dutra

Copyright - A republicação parcial dos artigos deste site é permitida desde que a fonte seja mencionada com um link para a página original.


Link Patrocinado
Vamos salvar o planeta do aquecimento global reciclando a energia termoambiente
Importante: Os anúncios tipo links patrocinados são publicidades externas, automatizadas, e eventualmente podem não refletir os objetivos e ideais deste site.