Thermoambient Energy - Valvim
american-flag
brazilian-flag
Projeto de Energia Termoambiente - Conversão de calor ambiente em energia elétrica

Energia Termoambiente, a fonte de energia do futuro

Última atualização em 12/09/2019

energia do futuro termoambiente
"Energia termoambiente" é o termo que estou utilizando para referir-me à energia térmica armazenada no ambiente e que pode ser convertida em eletricidade. Toda matéria, ar, água, metais etc, possui energia térmica (calor) armazenada em seus átomos mesmo estando à temperatura ambiente. Até recentemente não se cogitava o aproveitamento dessa energia tendo em vista a falta de tecnologia para isso. Mas, hoje, com o avanço da nanotecnologia isso já pode se tornar uma realidade. O equipamento que projetei, para fazer a conversão do calor ambiente em eletricidade, estou chamando-o de "Gerador Termoambiente".

Para compreendermos a sustentabilidade termodinâmica da energia termoambiente é importante lembrarmos que, energia, não evapora, não desaparece, não aumenta e nem diminui. Ela apenas muda de forma durante a sua utilização, satisfazendo o princípio da conservação de energia.

Toda a energia, que utilizamos em casa, no trabalho, na indústria, no automóvel etc, transforma-se obrigatoriamente em calor no decorrer do seu uso e é lançada no ambiente. Isso ocorre com todas as formas de energia, inclusive, com as obtidas a partir de hidrelétricas, combustíveis fósseis, eólicas, fotovoltaicas, nucleares, etc. O calor, lançado no ambiente, é o último estágio de todo e qualquer processo de transformação de energia realizado pelo Homem. Por isso, reciclar o calor, que descartamos diariamente no ambiente, é a maneira mais ecológica de "gerar" energia elétrica e de combater o aquecimento global e suas catástrofes climáticas.

Se extrairmos 10 KW de energia térmica (calor), do ambiente, convertê-lo em eletricidade e em seguida a utilizarmos para alimentar um liquidificador, um televisor, algumas lâmpadas e um ferro de passar roupa, por exemplo, estes 10 KW serão transformados em calor ambiente, novamente, quando ligarmos esses aparelhos. A eletricidade utilizada pelo liquidificador será transformada em calor durante o atrito do hélice com o líquido. A luz gerada pelas lâmpadas, e pela TV, assim como o áudio (energia acústica), também se transformarão em calor à medida que se propagarem pelas paredes do ambiente. Note que a tecnologia que converte o calor ambiente, em eletricidade, não aumenta e nem diminui a temperatura do planeta. O que irá retornar a temperatura do planeta, aos níveis normais, será a redução da queima de combustíveis, proporcionada pelo uso dos geradores temoambiente.

Portanto, a energia termoambiente é a solução matematicamente perfeita para reduzirmos o aquecimento global e obtermos toda a energia que a humanidade precisa, de forma limpa e sustentável.

Veja também: Principais aplicações do Projeto de Energia Termoambiente.

Autor: Valvim M Dutra

Copyright - A republicação parcial dos artigos deste site é permitida desde que a fonte seja mencionada com um link para a página original.


Link Patrocinado
Vamos salvar o planeta do aquecimento global reciclando a energia termoambiente
Importante: Os anúncios tipo links patrocinados são publicidades externas, automatizadas, e eventualmente podem não refletir os objetivos e ideais deste site.