Thermoambient Energy - Valvim
american-flag
brazilian-flag
Projeto de Energia Termoambiente - Conversão de calor ambiente em energia elétrica

O efeito Seebeck e a geração de energia termoelétrica

Última atualização em 15/07/2019

O que é termoeletricidade?

A expressão "termoeletricidade" refere-se originariamente à conversão de energia térmica, em energia elétrica, por intermédio de um efeito Físico descoberto por Thomas Johann Seebeck, em 1821. Em homenagem a ele, este efeito foi batizado de efeito Seebeck. Atualmente, a expressão termoeletricidade é utilizada também para referir-se aos efeitos Peltier, Thomson e, eventualmente, efeito Joule.



O que é efeito Seebeck, de forma resumida

O efeito Seebeck, na sua essência, refere-se a conversão de um fluxo de calor em um fluxo de elétrons. Este fenômeno Físico só é perceptível quando juntamos os extremos de dois materiais dissimilares ("materiais diferentes", condutores ou semicondutores) formando uma configuração conhecida como "par termoelétrico" ou "termopar".

Para criar o fluxo de calor, e observar o fenômeno, é necessário aplicar uma diferença de temperatura entre as duas junções do termopar. A voltagem elétrica detectada, ou seja, a força eletromotriz resultante, é diretamente proporcional à diferença de temperatura aplicada entre a junção quente e a junção fria. Em outras palavras, o efeito Seebeck transforma energia térmica em energia elétrica, de forma direta, mas, infelizmente, com um baixo rendimento energético. Por isso, sua principal utilização é na área de instrumentação eletroeletrônica.

Atualmente, os termopares Seebeck também estão sendo usados em módulos termoelétricos chamados TEGs. Eles visam transformar o calor desperdiçado por carros, indústrias, computadores, etc., em eletricidade para uso geral.

Neste projeto ("Projeto de Energia Termoambiente"), o efeito Sebeeck está sendo usado de maneira tecnicamente inovadora. O objetivo é converter o calor ao nosso redor em eletricidade. A ideia é combater o aquecimento global reciclando a energia térmica que descartamos no meio ambiente.



O que é efeito Peltier

O efeito Peltier funciona de maneira inversa ao efeito Seebeck. Ele converte um fluxo de elétrons em um fluxo de calor estabelecendo, assim, uma diferença de temperatura entre as duas junções do termopar. Em outras palavras, o efeito Peltier transforma energia elétrica em energia térmica, mas, de uma forma diferente da utilizada pelo efeito Joule. (Para ser mais exato, o efeito Peltier retira o calor de uma junção e o transporta para a outra junção). O efeito Peltier é geralmente utilizado para retirar o calor de um ponto, que se deseja resfriar, e transportá-lo para um ponto externo. Exemplo de aplicação: mini-geladeira, ar refrigerado, bebedouro etc. OBS: o mesmo termopar, utilizado para produzir o efeito Peltier, pode ser utilizado, também, para produzir o efeito seebeck.

Conheça o Projeto de Energia Termoambiente e descubra quais são seus objetivos.

Veja como o Gerador Termoambiente funciona.

Autor: Valvim M Dutra

Copyright - A republicação parcial dos artigos deste site é permitida desde que a fonte seja mencionada com um link para a página original.


Link Patrocinado
Vamos salvar o planeta do aquecimento global reciclando a energia termoambiente
Importante: Os anúncios tipo links patrocinados são publicidades externas, automatizadas, e eventualmente podem não refletir os objetivos e ideais deste site.