Energia Termoambiente Valvim
Projeto de Energia Termoambiente - Geração de energia elétrica a partir do calor ambiente

Energia eólica x energia termoambiente - Vantagens e desvantagens

Última atualização em 19/09/2016

Energia eólica x energia termoambiente Este texto será melhor compreendido se você ler previamente o artigo que o antecede: Energia Termoambiente a energia do futuro.

A energia eólica, apesar de ser limpa, renovável e sustentável, possui um grave efeito colateral até então pouco divulgado. O vento é uma manifestação física consequente da diferença de temperatura entre duas ou mais localidades. E, tem como objetivo, equilibrar as temperaturas o máximo possível, ao redor do planeta. Por isso, instalar parques eólicos, obstruindo parcialmente o fluxo dos ventos em baixas altitudes, vai aumentar a diferença de temperatura entre os locais quentes e os locais frios, contribuindo, ainda que em pequena proporção, com o desequilíbrio climático.

As cidades têm grandes concentrações de calor (calor dos automóveis, indústrias, residências, asfalto etc.) e geralmente têm temperaturas mais altas que no seu entorno. Por ser uma ilha de calor, o ar das cidades, aquece, fica menos denso, e sobe. O "vácuo" (zona de baixa pressão) deixado pelo ar que sobe, atrai o ar do entorno, normalmente mais frio. Com isso, surge o vento fluindo da região mais fria para a região mais quente e, consequentemente, resfriando a região mais quente, nesse caso, as cidades. Agora imagine o que vai acontecer com a temperatura das cidades, quando começarmos a encher seus entornos com parques eólicos, obstruindo parcialmente à passagem desses ventos.

Agora some a isso o fato de que toda energia elétrica, gerada por esses parques eólicos, vão se transformar em calor ao serem utilizadas, lá, nas próprias cidades. (Lembre-se que o último estágio, de toda transformação energética ou realização de trabalho, é energia térmica ambiente, mais conhecida como calor ambiente).

A energia nuclear, a energia solar e a energia hidrelétrica, contribuem com o aquecimento global uma única vez. Conforme explicado na página Energia Termoambiente a energia do futuro, a energia elétrica, resultante destas transformações, irá se transformar em calor durante a sua utilização de maneira direta ou indireta. Já a energia eólica, contribui com o aquecimento das cidades duas vezes: a primeira, quando impõe resistência à passagem dos ventos que resfriariam as cidades; a segunda, quando passa para a forma de energia elétrica e, consequentemente, se transforma em calor ambiente durante o seu uso cotidiano da mesma maneira que todas as outras formas de energia.

A promissora Energia Termoambiente, no entanto, não acrescenta calor ao planeta porque ela recicla o calor já existente no ambiente. Por isso, diferentemente das energias renováveis, ela é uma energia 100% reciclável.

Veja como funciona o Gerador Elétrico Termoambiente - parte 1.
↓ continuar lendo ↓

Autor: Valvim Dutra

« Artigo anterior: O efeito Seebeck e a geração de energia termoelétrica
» Próximo artigo: A verdadeira causa do aquecimento global (resumo matemático)
Menu de Navegação
Projeto de Energia Termoambiente
»
Você está aqui
Artigos do Projeto Termoambiente
Importante: Os anúncios tipo links patrocinados são publicidades externas, automatizadas, e eventualmente podem não refletir os objetivos e ideais deste site.
☰ Menu ⇅
voltar ao topo ↑